segunda-feira, 12 de abril de 2010

Oficinas, performances e encontros artísticos na Casa França-Brasil


Zé Renato, Ruy Castro, João Modé e Dani Lima são alguns convidados dos novos projetos gratuitos do centro cultural.


A ideia surgiu a partir do desejo de resgatar a vocação original do prédio construído por Grandjean de Montigny: um espaço de trocas e convivência.


Entretanto, no lugar da praça de comércio, um grande ponto de encontro cultural no centro do Rio de Janeiro, com uma intensa e variada programação paralela à exposição principal.


Assim nasceram o Música + e o Mesa-Palco, dois projetos inovadores que convidam o visitante a vivenciar novas possibilidades de interação com a arte em atividades multidisciplinares.


O projeto Música + reúne músicos e profissionais de outros segmentos em encontros com música e bate-papo. Temas do cotidiano serão abordados e roteirizados, explorando as infinitas possibilidades de diálogo com a música.


Na primeira edição do projeto, cada músico, atuando no formato voz e violão, formará dupla com um escritor, um cronista esportivo, uma chefe de cozinha e um humorista. Idealização e curadoria do cantor e compositor Zé Renato.


O Mesa-Palco traz performances de dança contemporânea e oficinas de arte. Nas performances, os artistas serão desafiados a se apropriar do espaço e da mesa-palco da Sala de Leitura para realizar as suas apresentações. Já nas oficinas, artistas plásticos irão propor a experimentação dos processos artísticos por meio de atividades teóricas e práticas.


Programação Música +Música + cinema:

Zé Renato e Ruy CastroDia 14 de abril, às 18h.


Música+ futebol:

Moacir Luz e Fernando CalazansDia 28 de abril, às 18h.


Música + culinária: Danilo Caymmi e Roberta SudbrackDia 12 de maio, às 18h.


Música +humor: Macalé e Reinaldo FigueiredoDia 26 de maio, às 18h.


Mesa-PalcoOFICINAS


Caminhando, com João Modé

A partir do conceito de deslocamento da obra Caminhando, de Lygia Clark, o workshop abordará questões relativas ao espaço tridimensional através de discussões teóricas e exercícios práticos.De 14 a 16 de abril. No dia 14, das 14h às 17h. Nos dias 15 e 16, das 15h30 às 18h30.


Jogo de Dentro, com Julia CseköVestes costuradas umas às outras em locais estratégicos convidam o grupo a realizar movimentos em uma abordagem coletiva, tornando-se um estudo de equilíbrio coletivo, respeito e diálogo próximo com o espaço do outro.Dia 10 de abril, das 11h às 13h.


Oficina de Luz*, com Claudia TavaresA oficina irá mostrar as diversas direções e qualidades da luz através de fotografias de grandes mestres e apontar como a luz, matéria-prima fundamental da fotografia, interfere diretamente na aparência de tudo que ilumina. Dia 17 de abril, das 11h às 13h.* Os participantes deverão trazer câmeras digitais compactas ou SLR.


ENCONTROS


Osklen: Processo Criativo da Coleção Trópico de Capricórnio, com Oskar Metsavaht e equipe. Bate papo sobre o processo de criação da coleção de Inverno 2010 Trópico de Capricórnio, inspirada na linha imaginária que atravessa São Paulo. A coleção será exibida e comentada por Oskar Metsavaht e sua equipe, contando também com a apresentação de croquis, vídeos e fotos da campanha.Dia 29 de abril, das 18h às 20h


PERFORMANCESCircuitos, com Clarice Lima e Marina GuzzoA performance usa a corrida e a dança para provocar “ruídos” dentro de equipamentos culturais. Ao gerar uma repetição de movimentos e deslocamentos, as duas intérpretes subvertem a cinestesia do espaço, propondo novas formas de se relacionar com a dança e com a arquitetura dos lugares.Dia 10 de abril, às 17h.


Fragmentos de um Inventário de Lugares-Comuns, com Dani Lima, Laura Samy, Paulo Mantuano e Vivian MillerInstalação coreográfica a partir do espetáculo “Pequeno inventário de lugares-comuns”. Pequeno inventário de lugares-comuns foi o resultado de um processo de colaboração entre alguns artistas a partir da proposta de fazer um inventário do cotidiano, dos gestos, objetos e ações ordinárias que normalmente passam desapercebidos na rotina do dia-a-dia. Uma investigação coreográfica sobre o universo das pequenas memórias que nos constituem diariamente, da “poética do cotidiano”.Dia 24 de abril, às 17h.


Inscrições


As inscrições para as oficinas acontecem através do email: info@casafrancabrasil.rj.gov.br. A participação nas atrações do Música + e dos encontros será realizada mediante distribuição de senhas, sempre uma hora antes de cada atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário