quinta-feira, 18 de março de 2010

Exposição Almas Cinematográficas no MAM/RJ




Almas Cinematográficas

Abertura 16 mar 2010 - 19h as 22h
Mostra com 33 obras originais, através das quais pode-se apreciar o olhar agudo e cristalino do trabalho de Claudio Carpi.

A vida de Claudio CarpiClaudio Carpi nasceu no verdadeiro centro histórico de Roma, em Via della Croce, uma ruazinha que dava na Piazza di Spagna. Passou uma linda infância numa Roma muito similar àquela do pós-Segunda Guerra, com os muros desbotados e rachados, tinha acabado pra sempre o fascismo, cada um era livre para se expressar.

Nascem assim importantes intérpretes da história do cinema italiano, como Ugo Tognazzi, Vittorio Gassman, Nino Manfredi, Alberto Sordi e Marcello Mastroianni, que foram os ‘monstros’ da comédia all’italiana. Alguns deles, Claudio conhecia desde criança.

Esteve imerso no mundo do cinema graças a seu pai, Fabio Carpi, escritor e diretor de cinema, que o levava consigo a Cinecittà. Aos 16 anos, com as próprias economias, pediu a seu primo que lhe comprasse na Suíça uma Nikkormat com a qual começou a fotografar passeando pela cidade sem um objetivo definido. Numa noite de verão em Roma, foi à Estação Termini, onde Federico Fellini filmava «E la nave va», 1983, havia mais de mil e quinhentos figurantes.

Deviam encher completamente a estação como se fossem um rio de passageiros de partida. Esta experiência foi inconscientemente o início do seu percurso fotográfico.Em 1981 se graduou no liceu francês de Roma Chateaubriand, recebe a chamada ao serviço militar para o corpo de bombeiros, na periferia de Roma. Em 1983 vai estudar em Paris na Ecole Supérieur d’Art Graphique de Penninghen.
Depois de cinco anos se forma; graças a uma sua cara amiga, a renomada Dominique Issermann, trabalha como diretor artístico para Nina Ricci na Avenue Montaigne. Depois de poucos meses, Claudio entendeu que não tinha a paciência necessária para trabalhar num escritório. Em compensação, tinha gostado muito do trabalho e do estilo de vida de Dominique, fotografa que viajava, encontrava diversas pessoas. Da fotografia tinha lhe agradado o imediatismo.

Desde então viaja pelo mundo, Paris, Roma, Los Angeles e Rio de Janeiro, fotografando os rostos das mais famosas personalidades do mundo cinematográfico, Robert De Niro, Nicole Kidman, Dennis Hopper, Marcello Mastroianni, Roberto Burle Marx, Oscar Niemeyer...Suas fotos foram publicadas nas mais importantes revistas internacionais Vanity Fair, Time, Entertainement Weekly, GQ, Issue One, Twill. Realizou várias campanhas publicitárias para diversos filmes de sucesso entre os quais Matrix Reloaded, Na Companhia do Medo, V de Vingança, Speed Racer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário